CartasEmpregoModelosTrabalhistas

Pedido de Demissão – 6 Exemplos e Modelos Para Baixar

Como fazer um pedido de demissão? Você já pensou nisso? Para quem trabalha atualmente, um grande medo de todos os trabalhadores é ser demitido, ou então, ter que pedir a demissão do atual trabalho.

Esse é um dos momentos mais delicados na nossa vida profissional, onde você precisa deixar a empresa em que está trabalhando, seja por vontade própria, ou quando o empregador decide demitir um funcionário.

Se você precisa elaborar uma carta de demissão saiba que esse documento é fácil de ser elaborado, além disso, não existe muito segredo na hora de realiza-lo, pois, a maioria dos modelos segue um padrão usado por todos.

Como qualquer documento relacionado ao trabalho, é fundamental que ele contenha todas as informações necessárias e todos os dados sejam informados corretamente.

Um pedido de demissão pode partir das duas partes envolvidas nessa história. Ele pode ser feito da empresa, ou seja, a pessoa que está empregando você, nessa forma o trabalhador está sendo demitido.

A outra forma disso acontecer é quando o próprio funcionário pede demissão, seja por motivos pessoais, por ter conseguido uma oportunidade melhor, ou por vontade própria.

Como fazer um pedido de demissão?

Ser demitido é um grande medo de muitos trabalhadores, afinal de contas, o cenário de trabalho em nosso país não favorece as pessoas que tem grande dificuldade em encontrar uma nova oportunidade de trabalho.

Por isso, receber uma carta de demissão é um pesadelo para qualquer empregado, seja qual for sua função, ou salário, trabalhar é muito importante e todos precisamos desse dinheiro.

Entretanto, muitos motivos podem levar a demissão de um funcionário. Ela pode acontecer por um simples corte de gastos da empresa, onde a verba não é mais suficiente para o pagamento dos empregados e alguns deles precisam ser demitidos. Outra hipótese é quando o funcionário não está mais cumprindo com aquilo que lhe é esperado e seu desempenho não é suficiente.

Nas duas situações, seja quando o pedido de demissão parta do funcionário, ou então, quando é uma decisão da empresa demitir o funcionário, geralmente é elaborado uma carta de demissão, um documento muito importante com uma função fundamental, que é informar ao empregado ou então a empresa, que a pessoa não fará mais parte do quadro de funcionários.

O que é um pedido de demissão?

Um pedido de demissão é um documento que comprova a vontade de uma das partes (empregador ou empregado) de que o funcionário não faça mais parte daquela empresa.

Quando existe um pedido de demissão, geralmente é elaborada uma carta de demissão, onde fica registrado formalmente que o funcionário não irá mais trabalhar naquele local.

A carta de demissão é um documento importante, porém fácil de ser feito, não existe segredo pois elas costumam ser simples e seguir um padrão, ela pode ser feita tanto pelo empregado, quando ele decide parar de trabalhar naquele local, como pelo empregador, quando ele não tem mais interesse de manter aquele funcionário fazendo parte da equipe.

Quando a carta de demissão é elaborada pelo funcionário, ele está informando a empresa que está pedindo demissão, dessa forma, não tem mais interesse em continuar trabalhando naquele local. Por isso, realiza uma carta, onde deixa claro e registrado que não irá mais trabalhar ali.

A carta de demissão feita pelo funcionário pode ser endereçada a várias pessoas, pode ser para a própria empresa, para algum diretor, para o gerente do setor em que ele trabalha, para o departamento de recursos humanos ou ainda para o responsável pelo setor de recursos humanos. Todas essas opções estão corretas.

Ao fazer a carta de demissão, um empregado deve informar que após determinada data, ele não irá mais fazer parte do quadro de funcionários.

Não há necessidade de informar o motivo pela saída, aquilo que fez com que ele não continuasse trabalhando na empresa. Essa informação não é importante e não precisa ser informada.

O que pode e deve ser informado é se o funcionário poderá cumprir o aviso prévio ou não. Nesse período o funcionário pode treinar outra pessoa para realizar as atividades que ele realizava antes.

É interessante até que o próprio funcionário se coloque a disposição para poder treinar outra pessoa e ensina-la a realizar a sua função.

Pedido de Demissão

Modelo de pedido de demissão mais detalhista

São Paulo, 11 de abril de 2018.

Ao setor de recursos humanos.

Eu, João Manoel da Silva, portador do RG de nº 12.345.678-9 e CPF nº 123.456.789-0, utilizo desse documento, para comunica-los, que após o próximo dia 30 deste mês de abril, não irei mais exercer a função de vendedor, bem como, não irei mais pertencer ao quadro de funcionários dessa empresa.

Alguns motivos pessoais me levaram a essa decisão, portanto, solicito minha demissão, saliento que até o final desse mês, continuarei desempenhando minha função com o mesmo empenho que antes. Coloco-me a disposição para realizar treinamento ou então mostrar minhas atividades a um novo funcionário nesse período que me resta de trabalho.

Finalizo indicando que minha carteira de trabalho está à disposição para que seja possível realizar todo o fluxo padrão. Obrigado.

 

________________________________

João Manoel da Silva

RG: 12 345 678-9

CPF: 123 456 789-0

O que devo escrever em um pedido de demissão?

Acima puder ver um modelo de demissão, nele é possível ver alguns elementos encontrados em uma carta de demissão, o primeiro elemento a aparecer é a data.

Informar o dia exato em que o documento está sendo feito é fundamental pois isso vai influenciar na hora que o setor de recursos humanos realizar seu acerto e também para deixar claro o cumprimento do aviso prévio, caso você opte por realizar.

O segundo elemento de uma carta de demissão é justamente a pessoa a quem a carta está endereçada, como já mencionado, você pode endereçar esse documento a várias pessoas diferentes, como a própria empresa a que trabalha, algum direto, o departamento de recursos humanos, o seu gerente ou o responsável pelo departamento de recursos humanos. Todas essas opções estão corretas.

No corpo da carta, o primeiro item a ser mencionado é a identificação do funcionário, que deve ser composta pelo nome completo do mesmo, juntamente dos principais números de documentos, que são do RG e do CPF. Isso é fundamental e obrigatório, pois torna o documento legal, uma vez que você comprova que você mesmo elaborou essa carta.

Logo na sequência deve vir informado o dia em que você deixará de comparecer a empresa, essa é uma informação que ajudara o departamento de recursos humanos a dar baixa em sua carteira de trabalho, preparar seu acerto e determinar outro funcionário para cumprir as suas atividades, por isso deve ser informado o dia exato que você deixará de trabalhar.

Na sequência existem algumas informações adicionais que podem ou não ser mencionadas. Uma opção é você fazer um agradecimento a empresa, ou a algum funcionário especial.

Agradecer ao tempo em que você permaneceu empregado é uma forma de demonstrar respeito e educação, bem como gratidão a empresa que te empregou por determinado tempo.

O ideal é sair da empresa mantendo uma ótima relação com todos. Pois nunca se sabe quando você precisará dela novamente.

Pode ser que um dia você volte a trabalhar no mesmo local, ou que você precise de uma carta de recomendação do seu antigo chefe, por isso é importante sempre deixar a empresa sem nenhum problema com ninguém.

Pedido de Demissão

Modelo de pedido de demissão com agradecimentos

São Paulo, 11 de abril de 2018.

Ao setor de recursos humanos.

A/C Sr. Ricardo Mathias Amorim, gerente do setor de recursos humanos

Eu, João Manoel da Silva, portador do RG de nº 12.345.678-9 e CPF nº 123.456.789-0, utilizo desse documento, para comunica-los, que após o próximo dia 30 deste mês de abril, não irei mais exercer a função de vendedor, bem como, não irei mais pertencer ao quadro de funcionários dessa empresa.

Aproveito a oportunidade para agradecer todos os momentos que passei nessa empresa ao longo desses seis anos de experiência. Gostaria de agradecer especialmente aos responsáveis pelo setor de recursos humanos, que sempre estiveram prontos para ajudar em qualquer situação. Finalizo meu ciclo de trabalho nessa empresa, mas levarei todos os amigos feitos para sempre em minha vida.

Finalizo indicando que minha carteira de trabalho está a disposição para que seja possível realizar todo o fluxo padrão. Obrigado.

 

________________________________

João Manoel da Silva

Pedido de Demissão

Modelo de pedido de demissão mais resumida

São Paulo, 11 de abril de 2018.

Ao setor de recursos humanos.

Eu, João Manoel da Silva, portador do RG de nº 12.345.678-9 e CPF nº 123.456.789-0, utilizo desse documento, para comunica-los, que após o próximo dia 30 deste mês de abril, não irei mais exercer a função de vendedor, bem como, não irei mais pertencer ao quadro de funcionários dessa empresa. Finalizo indicando que minha carteira de trabalho está a disposição para que seja possível realizar todo o fluxo padrão. Obrigado.

 

________________________________

João Manoel da Silva

Pedido de Demissão

Modelo de pedido de demissão informando o aviso prévio

São Paulo, 11 de abril de 2018.

Ao setor de recursos humanos.

Eu, João Manoel da Silva, portador do RG de nº 12.345.678-9 e CPF nº 123.456.789-0, utilizo desse documento, para comunica-los, que não irei mais exercer a função de vendedor, bem como, não irei mais pertencer ao quadro de funcionários dessa empresa.

Alguns motivos pessoais me levaram a essa decisão, portanto, solicito minha demissão, saliento que pelos próximos trinta dias cumprirei meu aviso prévio, continuarei desempenhando minha função com o mesmo empenho que antes. Coloco-me a disposição para realizar treinamento ou então mostrar minhas atividades a um novo funcionário nesse período que me resta de trabalho.

Finalizo indicando que minha carteira de trabalho está à disposição para que seja possível realizar todo o fluxo padrão. Obrigado.

 

________________________________

João Manoel da Silva

Pedido de Demissão

Modelo de pedido de demissão pedindo dispensa do aviso prévio

São Paulo, 11 de abril de 2018.

Ao setor de recursos humanos.

Eu, João Manoel da Silva, portador do RG de nº 12.345.678-9 e CPF nº 123.456.789-0, utilizo desse documento, para comunica-los, que não após a próxima segunda-feira, não irei mais exercer a função de vendedor, bem como, não irei mais pertencer ao quadro de funcionários dessa empresa.

Alguns motivos pessoais me levaram a essa decisão, portanto, solicito minha demissão, saliento que não poderei cumprir o período de aviso prévio, pois tenho outro compromisso inadiável após a data acima informada, o que me impede de continuar nessa empresa após a próxima semana.

Finalizo indicando que minha carteira de trabalho está à disposição para que seja possível realizar todo o fluxo padrão. Obrigado.

 

________________________________

João Manoel da Silva

Use a formalidade em sua carta de demissão

Quando a carta de demissão é feita pela empresa, geralmente usa-se uma formalidade maior, afinal de contas, a empresa tem uma imagem a zelar, as cartas de demissão nesse caso são iguais para todos os funcionários, independente do tempo em que permaneceram empregados ou então o motivo que levou a demissão desse empregado.

Cabe a empresa também, manter o máximo de respeito e educação junto ao funcionário que está sendo demitido. Em muitos casos, além da carta de demissão, o funcionário recebe também uma conversa com o psicólogo da empresa, ou então com o responsável pelo departamento de recursos humanos.

A empresa deve ter consciência que independente do motivo que levou a decisão de demitir o funcionário, essa ação geralmente pega as pessoas de surpresa, por isso, deve-se tomar muito cuidado a informar um empregado de que ele está sendo demitido. Nessa hora a carta de demissão deve ser o mais formal possível, veja um modelo:

Pedido de Demissão

Modelo de carta de demissão feita pela empresa

São Paulo, 15 de abril de 2018

A/C Sr. João Manoel Martins

 

Informamos que após o próximo dia 30 (trinta) do mês de abril, o senhor está dispensado de suas atividades dentro de nossa empresa. Pedimos para que o senhor compareça ao setor de recursos humanos com sua carteira de trabalho em mãos para darmos andamento no seu desligamento do quadro de funcionários. Agradecemos pelo empenho e dedicação com nossa empresa até o presente dia e desejamos boa sorte no seu futuro profissional.

 

______________________

Responsável pelo departamento de recursos humanos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar