CurrículoDicas

Como Fazer um currículo? Aprenda Passo a Passo + Modelo Grátis

Você sabe como fazer um currículo? Tem ideia de como começar a produzir esse documento? Caso você nunca tenha feito um modelo de currículo na sua vida, iremos te ajudar com algumas dicas que irão te mostrar o caminho certo a percorrer para fazer um ótimo currículo e assim estar preparado para concorrer a qualquer vaga de emprego.

Aprender Como Fazer um currículo e mantê-lo sempre atualizado é muito importante para qualquer pessoa que comece a trabalhar. Uma coisa que todos deveriam saber, é que mesmo quem já esteja trabalhando, deve também ter o seu currículo pronto e atualizado, pois ninguém pode prever quando você precisará de um novo emprego, por isso é fundamental sempre que necessário, alterar esse documento, para que ele sempre fique atualizado.

Como começar a fazer um currículo?

Existem duas formas de Como Fazer um currículo. Ele pode ser digitado no computador, ou então ser preenchido “a mão”, com caneta em um papel já impresso.

Nesse segundo caso, o ideal é que você compre um modelo já pronto em alguma papelaria ou loja de conveniência que possa fornecer e assim só preencha com a caneta suas informações, pois montar um currículo inteiro com sua própria letra, escrevendo tudo a caneta não é bem-visto por quem está avaliando.

O ideal e mais indicado é fazer uma versão do seu currículo digital, feita no computador, para isso nós fornecemos a vocês diversos modelos para serem seguidos e facilitar a vida de quem está concorrendo a uma vaga de trabalho. Entretanto, mesmo seguindo um modelo já definido, ainda existem muitos pontos que podem ser alterados e melhorados na hora de criar o seu currículo particular.

Que documentos eu preciso para fazer um currículo?

Para começar a fazer um currículo, você precisará ter em mãos dois documentos muito importantes na vida de qualquer pessoa. O primeiro é a carteira de trabalho e o segundo é seu histórico escolar.

Esses dois documentos vão te ajudar muito na elaboração do seu currículo e sem eles provavelmente seu currículo ficará incompleto, por isso é essencial ter em mãos a carteira de trabalho e seu histórico escolar.

O histórico escolar é muito importante na hora de fazer um currículo, por isso ser um bom aluno é essencial para sua profissão.

Você precisa de algumas informações que estão presentes nesse documento, como por exemplo, o nome correto das escolas, faculdades ou universidades que você estudou ao longo de sua vida.

Além de saber o nome exato para colocar em seu currículo, também é importante saber a data exata que você iniciou e terminou determinado curso, por isso o histórico irá te ajudar.

Outro ponto importante sobre o histórico escolar, é que ele deve ser sempre guardado em sua casa, pois ele é necessário para conseguir alguns documentos, ou se inscrever em outros cursos, mas principalmente, pois é ele que comprova que você finalizou algum curso ou ainda que teve alguma matéria na sua grade curricular.

Carteira de trabalho

Sobre a carteira de trabalho, é importante sempre ter ela do lado na hora de fazer seu currículo, pois ela tem três informações fundamentais que estarão presentes nesse documento, são elas:

  • Cargos exercidos: A carteira de trabalho mostrará exatamente qual o cargo exercido por você nos trabalhos anteriores. É comum dar nomes populares como “atendente”, “ajudante” ou “auxiliar”, mas na carteira de trabalho você encontrará a nomenclatura correta que permitirá deixar seu currículo com as informações exatas.
  • Período trabalhado: Quando as pessoas passam por diversos trabalhos e em alguns casos, é comum que alguma dessas experiências profissionais seja curta, por isso é comum esquecer a data em que você trabalhou em determinada empresa, por isso, a carteira de trabalho consegue mostrar exatamente o período trabalhado para que essa informação esteja presente e exata no seu currículo.
  • Principais atividades: Outra informação que pode aparecer no currículo são as principais atividades exercidas por você nos antigos trabalhos. O que é muito importante para comprovar que você tem experiência naquela função ou sabe realizar determinada tarefa.

Comece seu currículo com uma apresentação:

Depois que você separar esses documentos, está na hora de começar a fazer seu currículo, agora você precisa começar uma pequena apresentação sobre você, por isso é importante colocar alguns dados básicos para que a pessoa que avaliar seu currículo possa te conhecer um pouco melhor, essas são algumas informações importantes para se ter no começo de um currículo:

  • Nome completo
  • Nacionalidade
  • Cidade onde reside
  • Estado civil
  • Idade
  • Telefone
  • Email

Algumas informações não precisam ser colocadas no seu currículo, como por exemplo, número do seu RG ou CPF, documentos pessoais, pois isso não vai influenciar em nada na decisão do avaliador, além disso, você está expondo documentos pessoais sem ser necessário.

Outra informação que não deve ser informada é o endereço, apenas a cidade onde mora é o suficiente, não é necessário expor sua residência.

Tópicos indispensáveis

Depois dessas primeiras informações, existem mais três ou quatro tópicos que precisam ser criados no seu currículo, são eles: formação acadêmica, experiência profissional, cursos complementares e habilidades.

Na formação acadêmica você informará toda sua experiência na escola. Você deve sempre começar pelo último curso realizado, portanto se você tem curso superior, deve começar por ele, se você é pós-graduado, deve começar pela pós, caso tenha outros títulos mais relevantes, deve sempre colocar sua última formação em primeiro lugar.

Na experiência profissional você também começa pelo último trabalho realizado, ou então o atual. Um modelo básico de currículo, que você pode ver em nosso site, mostra que você deve citar o nome da empresa, o período em que trabalhou nela e também as atividades exercidas. Com essas informações a pessoa que avaliará seu currículo conseguirá analisar seu perfil profissional.

Nos cursos complementares você deve informar, por exemplo, se já realizou algum curso de inglês ou outro idioma, algum curso profissionalizante, entre outros cursos.

Nas habilidades você pode mencionar suas principais qualidades, como ser uma pessoa comunicativa, líder, que trabalha facilmente em grupo, que tem facilidade para aprender coisas novas, entre outras qualidades que podem ser lembradas.

Modelo de currículo

Espero que tenha gostado e aprendido como fazer um currículo bem elaborado através deste nosso artigo. Mas não para por aí. Vamos disponibilizar gratuitamente alguns modelos prontos para você somente editar e colocar seus dados profissionais. Clique no botão abaixo e siga as instruções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar